1 de agosto de 2017

Dinossauros Saem à Rua

De 11 a 13 de agosto, a Lourinhã será o palco da iniciativa Dinossauros Saem à Rua, que incluirá uma mostra de 20 dinossauros em tamanho real, apresentações científicas, workshops de paleontologia, exposições e cinema em tela 360º.

De sexta a domingo, a vila da Lourinhã será um verdadeiro “Museu” de dinossauros ao ar livre e promete uma autêntica aventura jurássica, destinada a miúdos e graúdos.

O evento Dinossauros Saem à Rua irá decorrer em vários espaços como o Pavilhão Lourinhanosaurus (Associação do Hóquei Clube da Lourinhã), o Centro Draconyx (Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira) e o Espaço Paleontólogo Por Um Dia (Anfiteatro da Praça José Máximo da Costa). O Museu da Lourinhã também estará aberto ao público para visitas livres e com um conjunto de atividades como a “Hora do conto” e a “Caça ao Dinossauro”.

Esta é uma oportunidade única para ver de perto algumas das principais espécies de dinossauros (como o T.Rex e o Lourinhanosaurus ) e descobrir a Lourinhã um dos locais mais ricos do mundo em fósseis de dinossauro. Os modelos estão expostos em várias ruas da Lourinhã (como a Praça José Máximo da Costa, Praça Marquês de Pombal, Largo António Granjo, Rua João Luís de Moura, etc) e em vários espaços interiores.

Dinossauros Saem à Rua tem início às 17H00 de sexta, dia 11, e encerra às 22H00 de domingo, dia 13.

Com este evento, a organização pretende consolidar a afirmação da Lourinhã como a Capital dos Dinossauros e valorizar o património paleontológico do concelho, onde têm descoberto uma grande quantidade de ossos fossilizados de dinossauro, pertencentes a várias espécies e que ganhou projeção após a descoberta, em 1993, do maior ninho dos dinossauros e com os mais antigos embriões até então encontrados.

Esta é uma iniciativa organizada em parceria entre o GEAL – Museu da Lourinhã, a Câmara Municipal da Lourinhã e a União de Freguesias da Lourinhã e Atalaia.

O programa completo do evento poderá ser consultado aqui

ANIMAÇÕES DECORREM EM VÁRIOS ESPAÇOS
No Pavilhão Lourinhanosaurus (Associação do Hóquei Clube da Lourinhã) poderão ser encontrados quatro modelos de dinossauros, irão decorrer várias projeções de 360 (“Nanocam – Uma Viagem à Biodiversidade”, “Alterações Climáticas – Qual o futuro que enfrentamos” e “Lourinhanosaurus ? E depois”?) e atividades dirigidas às crianças como workshops de máscaras de dinossauros.

“Lourinhanosaurus? E depois?” será apresentado no primeiro dia do evento às 21H00 e este será o primeiro filme realizado sobre a paleontologia na região.

O Espaço Paleontólogo Por Um Dia, localizado na Praça José Máximo da Costa, será um dos locais mais atrativos para as crianças. Aqui, os mais novos poderão embarcar numa expedição paleontológica, entrando no campo de escavação encontrar fósseis e pedras semi-preciosas. Podem também tornar-se paleontólogos através da escavação de blocos com dinossauros no seu interior.

Poderão ainda ver, ao vivo, como são preparados os fósseis de dinossauro, descobertos na região e compreender as diversas etapas desde a sua descoberta até que a peça esteja pronta para exposição.

No Centro Draconyx (Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira) irão decorrer as microconferências Laboratório de Preparação de Fósseis do Museu da Lourinhã – Uma Janela do Tempo, no sábado às 15H00; “Os Ovos de Crocodilo mais antigos do Mundo”, às 17H00 e às 19H00 realiza-se a Exposição e Património Paleontológico em Portugal. No domingo às 15H00 o tema será Ovos de Dinossauro da Península Ibérica; às 17H00 o tema será Outros animais do tempo dos Dinossauros e às 19H00 irá abordar-se o tema Laboratório de Preparação de Fósseis do Museu da Lourinhã – Uma Janela do Tempo.

Irá ainda realizar-se a Conferência “Na Pegada dos dinossauros”, no sábado às 21H30, no Auditório Musical e Artística Lourinhanense, com o reconhecido paleontólogo Octávio Mateus.

O evento contará com um espaço de Street Food, onde será possível degustar diversas iguarias.

O MAIOR NINHO DE DINOSSAURO EM CHOCOLATE
No âmbito dos Dinossauros Saem à Rua será realizada a tentativa de recorde mundial para o maior ninho de Dinossauro em Chocolate, será composto por 130 ovos e alguns dinossauros bebés e terá cerca de 2 metros e meio de diâmetro.

Esta tentativa de recorde é uma iniciativa da empresa Doce Lourinhã, Museu da Lourinhã e Academia Profissional de Cake Design das Caldas da Rainha, com o apoio da Câmara Municipal Lourinhã e Junta de Freguesia de Lourinhã e Atalaia.

A equipa de trabalho contará com aproximadamente 12 profissionais de cake design, uma equipa científica de quatro elementos e uma equipa de apoio de quatro a cinco elementos. Esta equipa será supervisionada por uma equipa de 2 elementos do júri que acompanhará o processo de fabrico do início ao fim. A fase final da construção do ninho terá início no dia 11 às 17H00 no Pavilhão Lourinhanosaurus e a conclusão está prevista para dia 13 às 16H00.

CONCURSO DE CAKE DESIGN
O evento Dinossauros Saem à Rua contará também com um concurso de Cake Design – “Concurso Bolos Jurássicos” – que irá eleger o melhor bolo artístico sob o tema dos dinossauros, com o objetivo de incentivar os profissionais de cake design a exporem as suas potencialidades na decoração de bolos. Destina-se apenas a profissionais desta área e as candidaturas decorrem até dia 30 de julho. Os vencedores serão revelados no dia 12 de agosto às 18H00 no Pavilhão Lourinhanosaurus e o júri é composto por formadores da Academia Profissional de Cake Design das Caldas da Rainha.

Compre já o seu bilhete para o evento na receção do Museu e no Posto de Turismo da Lourinhã!

Preços:

Adultos – 4 euros – Acesso a todos os espaços