15 de abril de 2015

Ovos de crocodilomorfos do Jurássico Superior de Portugal, em Tese de Mestrado de João Russo

João Russo Dissertação 2015

José Carlos Brito (arguente), Paulo Legoinha (Presidente do Júri), João Russo (candidato), Octávio Mateus (orientador) e Ausenda Balbino (co-orientadora)

O colaborador do Museu da Lourinhã João Russo defendeu esta segunda feira, 13 de Abril de 2015, no Campus da FCT-UNL na Caparica a sua dissertação intitulada "Eggs and eggshells of Crocodylomorpha from the Upper Jurassic of Portugal" como prova final do Mestrado em Paleontologia em associação entre a Faculdade de Ciências e Tecnologia-UNL e Universidade de Évora, sob a orientação de Octávio Mateus e Ausenda Balbino.
Na tese focou-se registo de ovos de crocodilomorfos do Jurássico Superior de Portugal, presentes nas coleções do Museu da Lourinhã e da FCT-UNL.

O desempenho mereceu a avaliação de 19 valores, pelo que o agora Mestre João Russo está de parabéns. O júri reconheceu que “A prova foi muito bem apresentada tendo o candidato demonstrado conhecimento profundo do tema tratado, um elevado grau de autonomia na realização do trabalho e muito boa qualidade dos resultados alcançados e descritos na dissertação. Os resultados estão parcialmente publicados pelo candidato como autor e co-autor em publicações científicas indexadas.

Publicações e resumos:
Marzola, M., Russo J., & Mateus O. (2015). Identification and comparison of modern and fossil crocodilian eggs and eggshell structures. Historical Biology. 27(1), 115-133.
Marzola, M., Mateus O., Russo J., & Milàn J. (2014). Comparison of modern and fossil Crocodylomorpha eggs and contribution to the oophylogeny of Amniota. XII Annual Meeting of the European Association of Vertebrate Palaeontologists. , p. 192, Regione Piemonte: European Association of Vertebrate Palaeontologists. Museo Regionale di Scienze.
Russo, J., Mateus O., Marzola M., & Balbino A. (2014). Eggs and eggshells of crocodylomorpha from the Late Jurassic of Portugal. Journal of Vertebrate Paleontology. Program and Abstracts, 2014.

Ficha técnica:
Mestrado em Paleontologia (FCT-UNL + UÉ)
Provas de Mestrado de João Paulo Vasconcelos Mendes Russo
Dissertação: "Eggs and eggshells of Crocodylomorpha from the Upper Jurassic of Portugal"

Constituição do Júri:
Presidente
• Doutor Paulo Alexandre Rodrigues Roque Legoinha, Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa Vogais
• Doutor José Carlos Alcobia Regado de Brito, Investigador Principal – CIBIO-InBIO da Universidade do Porto
• Doutor Octávio João Madeira Mateus, Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências de Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.