13 de abril de 2015

O Brontosaurus, o "lagarto trovão" está de volta!

Paleontólogos de Portugal anunciam que o famoso dinossauro de pescoço longo afinal não era o Apatosaurus

Paleontólogos portugueses e ingleses refizeram a árvore da vida de uma família de grandes dinossauros herbívoros, os diplodocídeos, e com revelações surpreendentes: um dos nomes mais icónicos de dinossauro, o Brontosaurus, está de volta; é baptizado um novo género de dinossauro Galeamopus; é reclassificada a espécie portuguesa como Supersaurus, até agora conhecida como Dinheirosaurus lourinhanensis, em exposição no Museu da Lourinhã.
Embora sendo conhecido como um dos dinossauros mais emblemáticos, o Brontosaurus (o "lagarto trovão") tem sido classificado de forma errada. Desde 1903, que a comunidade científica acreditava que afinal o género Brontosaurus era de facto o Apatosaurus. Agora, um novo estudo exaustivo levado a cabo por paleontólogos Emanuel Tschopp e Octávio Mateus da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e Museu da Lourinhã e Roger Benson da Universidade de Oxford, no Reino Unido, fornece evidências conclusivas de que Brontosaurus é distinto do Apatosaurus e, como tal, pode agora ser reintegrado como um género único com nome próprio.

Tschopp and Mateus

Paleontólogos Emanuel Tschopp e Octávio Mateus (Universidade Nova de Lisboa) discutindo a anatomia do saurópode Supersaurus lourinhanensis no Museu da Lourinhã. Imagem sob licença Creative Commons CC BY. "Créditos: M. Ladeira"