3 de setembro de 2013

Novo fóssil de dinossauro carnívoro descoberto na Lourinhã

Novo f&ocaute;ssil de dinossauro carnívoro descoberto na Lourinhã

Museu da Lourinhã descobre novo fóssil de dinossauro carnívoro e termina agosto com uma mão cheia de novos achados de dinossauros.

Terminou na semana passada mais uma campanha de verão do GEAL – Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã – que tradicionalmente concentra as suas escavações nesta altura do ano, nos afloramentos do Jurássico Superior da Lourinhã, com cerca de 150 milhões de anos.

Este ano, os resultados incluíram pegadas e ossos, com destaque para um dinossauro carnívoro de pequeno porte, com menos de dois metros de comprimento. Este esqueleto de dinossauro não está completo, mas está muito bem conservado e articulado (com os ossos na posição anatómica, tal como em vida), o que é muito raro. A análise preliminar indica que poderá tratar-se de um representante de um grupo de dinossauros carnívoros raros em Portugal, os celurossauros.

A campanha, que contou com escavação, prospeção, e trabalho de laboratório, foi coordenada pelo paleontólogo Octávio Mateus, do Museu da Lourinhã e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, e reuniu cerca de uma dezena de voluntários que colaboram regularmente com o GEAL – Museu da Lourinhã.

Foram recolhidas pegadas de dinossauros saurópodes, ornitópodes e de pterossauros. Uma das pegadas de saurópode, com 120 cm de comprimento, é uma das maiores que se conhecem. Também se descobriram pequenos fósseis, dos quais se destaca a mandíbula de um mamífero, o que é igualmente raro.

O material recolhido está agora no laboratório de paleontologia do Museu da Lourinhã e vai necessitar de preparação e estudo até se compreender exatamente as espécies a que pertencem os fósseis agora recolhidos e a importância dos mesmos. O GEAL recebe voluntários que queiram ajudar na preparação laboratorial de fósseis.

Mais informações: omateus@museulourinha.org : http://docentes.fct.unl.pt/omateus : 918381501