30 de maio de 2013

Extrordinária Descoberta sobre Ovos de Dinossauro

Terópode megalossaurídeo cuidando do seu ninho

Na Formação da Lourinhã foram descobertos ossos de embriões numa postura de ovos esmagados, numa primeira ocorrência de ovos e embriões de um grupo de dinossauros conhecido como megalossaurídeos provenientes do Jurássico Superior.

Uma equipa de paleontólogos, liderada por Ricardo Araújo, descreveu um elevado número de cascas de ovos, ossos e dentes de embrião, atribuíveis ao grande terópode Torvosaurus, que poderão agora ser observados (em laboratório) no Museu da Lourinhã, fundado e mantido pelo GEAL – Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã, que possuía já outros fósseis de Torvossauro.

A publicação deste artigo científico na revista Scientific Reports, da prestigiada editora Nature, vem dar reconhecimento à mais importante descoberta, na área da Paleontologia de vertebrados, feita em Portugal na última década (pelo menos desde a publicação do ninho de Paimogo, igualmente originária de investigadores que colaboram com o GEAL – Museu da Lourinhã).

Simultaneamente o Museu da Lourinhã torna-se pioneiro na utilização de tecnologias de ponta no estudo dos seus dinossauros. Foram utilizadas pela primeira vez diversas técnicas inovadoras para o estudo das cascas de ovos de dinossauro (nomeadamente: PIXE – proton-induced X-ray emission; microtomografia computorizada por feixe de sincrotrão; e XRD – difração de raios-X).

VER MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO

Contacto:
Ricardo Araújo
Tel: +1 469 877 3006; rmaraujo@smu.edu

Legenda completa da ilustração em topo
Terópode megalossaurídeo cuidando do seu ninho. O Torvosaurus é um membro basal (“primitivo”) dos dinossauros terópodes (predominantemente carnívoros) cujos vestígios têm sido encontrados em Portugal.

No âmbito da divulgação da presente notícia, fica autorizada a reprodução desta ilustração, sempre que seja feita referência aos direitos autorais: © Vladimir Bondar & GEAL – CIID :: Museu da Lourinhã

[Obter aqui a versão PDF]