17 de abril de 2013

Visita guiada à Igreja do Castelo, Lourinhã

Assinalando o Dia Internacional dos Monumentos e Síítios que se comemora amanhã, dia 18, o Museu da Lourinhã oferece uma visita guiada à Igreja de Santa Maria do Castelo, monumento nacional.

Os visitantes que compareçam esta quinta-feira no Museu, pelas 15:00, desfrutarão da habitual visita guiada às exposições ali patentes, após a qual, e sem acréscimo de custos, serão convidados a participar numa visita extraordinária à “Igreja do Castelo”, onde os guias do Museu farão uma abordagem à história daquele monumento.

Trata-se de uma edificação em estilo gótico, iniciada na segunda metade do século XIV, classificada como monumento nacional em 1922.

“O templo é um característico monumento gótico, colocado imediatamente antes da renovação estilística verificada com o arranque do Mosteiro da Batalha.

Como igreja matriz, o seu plano revela uma continuidade em relação aos modelos paroquiais que vinham desde o século anterior e que fizeram escola na nossa arquitectura baixo-medieval: nave tripartida, seccionada em quatro tramos por arcos formeiros apontados, antecedida por fachada principal ad triangulum, composta por três panos, sendo o central mais elevado, com portal axial inscrito em alfiz saliente sobrepujado por rosácea; a capela-mor é poligonal, de dois tramos, com alçado nascente organizado em cinco panos reforçados por contrafortes que enquadram janelas de duplo lume quebrado”

in http://www.igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/70821/