18 de março de 2013

GEAL - Museu da Lourinhã
recebe a visita de Mark Norell

Mark Norell

O Museu da Lourinhã recebe, no próximo dia 20, a visita de Mark A. Norell, um dos mais reconhecidos paleontólogos da atualidade.

Após a receção no Museu, decorrerá um ato público, pelas 17 horas, na Rua António Moreira Roque Delgado (junto ao antigo quartel dos bombeiros), durante o qual será plantada uma "árvore jurásica", na presença do Senhor Presidente da Câmara Municipal da Lourinhã e de delegações do Município e do GEAL.

No dia seguinte (quinta-feira, 21) o Doutor Norell proferirá uma palestra intitulada "The assembly of birds – new clues from the fossil record" (A origem das aves – novas pistas a partir do registo fóssil), na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (14:30h – entrada livre).

Mark A. Norell, nascido em 1957, é um paleontólogo norte-americano de renome mundial. Investigador associado do Museu Americano de História Natural, Nova York, onde dirige a divisão de paleontologia. É Doutor em Ciências pela Yale University (1988), prémio John Spanger Nichols para a melhor tese.

De entre os paleontólogos vivos, é reconhecidamente um dos mais citados no que respeita a vertebrados. É conhecido por ter descoberto o primeiro embrião de terópode, no deserto de Gobi, Mongólia, e pela descrição de dinossauros com penas. Publica regularmente nas principais revistas científicas da especialidade (com honras de capa na "Science" e "Nature").

Na categoria "histórias de ciência", consta do top-10 da revista Time, nos anos de 1994 e 1996, e do top-50 da revista Discovery, nos anos 1993, 1994, 1996, 1998 e 2001.

Está evidenciado nas listas: "Who's Who in Science and Engineering" (desde 1993), "Who's Who in America" (desde 1995) e "American Men and Women of Science" (desde 1995).

Dos prémios que recebeu, destacam-se: Orbis Pictus (2000), New York City Leader of the Year (1998), Scientific American's Young Readers Book of the Year (1995).

É membro do Explorer's Club e da Willi Hennig Society e apelidado pela impressa como "the coolest dude alive".

Ligações úteis: