22 de Junho de 2011

Ateliers de Verão no Museu da Lourinhã

Cartaz dos Ateliers de Verão no Museu da Lourinhã

Este Verão, do dia 26 de Julho ao dia 26 de Agosto, de Segunda a Sexta-feira, há algo especialmente divertido para fazer no Museu da Lourinhã!

Diverte-te e aprende com os ateliers: escava dinossauros, faz cristais ou viaja até ao tempo em que as ferramentas eram de pedra.

Obtem [aqui] a ficha de inscrição

Cartaz dos Ateliers de Verão no Museu da Lourinhã - Paleontologia

Atelier de Paleontologia – Viagem ao Mundo Jurássico

Os participantes terão a oportunidade de aprender as principais técnicas de escavação e preparação de fósseis de dinossauros, no laboratório de Paleontologia de Vertebrados do Museu.

Aprenderão a fazer moldes e réplicas de fósseis, a distinguir originais de reproduções e como se montam os esqueletos gigantes destes animais extintos.

Cartaz dos Ateliers de Verão no Museu da Lourinhã - Mineralogia

Atelier de Mineralogia – Rochas e Minerais

Os participantes irão descobrir como se formam as rochas e os minerais que as constituem e ainda porque é que têm cores, formas e tamanhos tão variados.

Assimilarão conceitos de cristalografia e mineralogia através de experiências divertidas, produzindo artificialmente os seus próprios cristais. Observarão também minerais ao microscópio.

Serão transmitidas noções básicas de classificação de rochas e minerais para, de forma autónoma, poderem organizar uma colecção pessoal.

Cartaz dos Ateliers de Verão no Museu da Lourinhã - Arqueologia

Atelier de Arqueologia – Um Dia no Quotidiano do Neolítico

Vem descobrir, de uma forma divertida, o período do Neolítico e como este se manifestou no território da Lourinhã.

Esta é uma oportunidade de conheceres o modo de vida das comunidades neolíticas através das suas actividades quotidianas, da sua arte e dos seus rituais.

Durante a actividade experimentaremos moagem e tecelagem. Com recurso a cerâmica produziremos, também, artefactos de adorno e objectos utilitários. Vem aprender e divertir-te!