1 de Março de 2009

Museu da Lourinhã apresenta um novo dinossauro que desafia a visão tradicional dos estegossauros

O Museu da Lourinhã apresenta um novo género e nova espécie de dinossauro do Jurássico que baptizou com o nome de Miragaia longicollum. O estudo foi publicado na conceituada revista Proceedings of the Royal Society.

Os dinossauros estegossauros são normalmente identificados pelas suas placas no dorso, espinhos na cauda, membros pequenos e pescoço curto. Contudo, um novo estegossauro com 150 milhões de anos, descoberto perto da Lourinhã, surpreendeu os paleontólogos do Museu da Lourinhã, Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Cambridge pelo seu pescoço comprido. Ainda que o pescoço de cerca de metro e meio do Miragaia longicollum possa parecer pequeno quando comparado com o dos gigantes saurópodes, as 17 vértebras cervicais representam mais cinco do que as do Stegosaurus e mais dez do que a girafa - sendo o mesmo número mais alto entre todos os dinossauros não-avianos. O alongamento do pescoço ocorreu por dois processos evolutivos: pela adição de mais vértebras do pescoço e pela cervicalização, isto é, a transformação de vértebras do dorso em pescoço.

"O aumento no comprimento do pescoço deste dinossauro demonstra a flexibilidade evolutiva dos dinossauros e sua capacidade de se adaptar às mudanças", disse Octávio Mateus da Universidade Nova de Lisboa e Museu da Lourinhã, o autor principal do estudo.

Mas o que levou este estegossauro a evoluir para um pescoço comprido? Os paleontólogos levantam duas hipóteses: a competição com outros dinossauros levou a explorar áreas de alimentação menos usadas por outros herbívoros, ou a selecção sexual, em que os indivíduos de pescoço maior seriam mais facilmente seleccionados pelos parceiros.

O nome Miragaia longicollum tem duplo significado: se por um lado Miragaia é a povoação perto da Lourinhã, onde foi descoberto, também significa "bela Gaia" (deusa da Terra), de pescoço longo.

Neste estudo identificou-se não só uma nova espécie e género, mas também um novo grupo (equivalente a uma sub-família) de dinossauros: os Dacentrurinae. O estudo baseia-se na parte da frente de um esqueleto e inclui o único craniano de um estegossauro conhecido na Europa, que está em exposição no Museu da Lourinhã.

Artigo científico: Mateus, O., Maidment, S.C.R., and N.A. Christiansen. 2009. A new long-necked ‘sauropod-mimic’ stegosaur and the evolution of the plated dinosaurs. Proceedings of the Royal Society B, first online. DOI 10.1098/rspb.2008.1909.