24 de Junho de 2008

Comemorações do 24º Aniversário
do Museu da Lourinhã

Parece que foi ontem mas foi há já 24 anos, feitos no passado dia 24 de Junho, que é também dia do Feriado Municipal da Lourinhã, que o Museu abriu pela primeira vez as suas portas!

Para comemorar, a entrada foi gratuita,incluindo o Laboratório de Paleontologia, e várias dezenas de visitantes aproveitaram a oportunidade.

Mas a parte mais importante estava guardada para o fim do dia: uma pequena celebração da data.

Após uma breve alocução do Presidente do GEAL, Hernâni Mergulhão, foi oficialmente reaberta ao público a Casinha Tradicional, na qual se fizeram várias obras de reabilitação, interna e externa e que, além da estrutura e telhado, também abrangeram o mobiliário e as várias peças expostas.

Também o telheiro foi intervencionado, com enfase para os muros, que foram reconstruídos, tendo-se utilizado pedra da região.

À cerimónia, muito informal, estiveram presentes as Forças Vivas da Edilidade que  gentilmente fizeram questão de associar-se a este aniversário.

A visita do telheiro foi seguida de um período de convívio e da visita à Casinha Tradicional.

Um dos actractivos da Casinha é o seu forno,e a Casinha não estaria completa sem que este estivesse a funcionar!

Para o testar dinamizou-se um “workshop de pão”. O pão quentinho saiu a tempo de ser "testado" por todos e abrilhantar o convívio.

Ainda no âmbito desta comemoração, foi apresentada pela sua autora, Katarina Goís, a nova mascote do Museu.

Esta peça foi a vencedora de um concurso promovido pela Escola Secundária da Lourinhã onde a Katarina era aluna.