22 de Agosto de 2005

5º MINI-SIMPÓSIO DE PALEONTOLOGIA
NO MUSEU DA LOURINHÃ:
DINOSSAUROS E OUTROS VERTEBRADOS

Na segunda-feira, dia 22 de Agosto, o Museu da Lourinhã recebeu o 5º Mini-Simpósio de Paleontologia, dedicado aos dinossauros e outros vertebrados fósseis.

Foram oradores Matt Williams, conservador e paleontólogo do Museu de Bath (Reino Unido), Jesper Milàn do Instituto Geológico de Copenhaga (Dinamarca) e colaborador do Museu da Lourinhã e Sandra Jasinoski da Universidade de Bristol (Reino Unido).

Williams falou do seu trabalho no Museu de Bath e descreveu a vasta colecção de vertebrados fósseis deste museu, neste momento inacessível ao público, devido a restruturação dos espaços e colecções.

Milàn abordou a temática da formação e preservação das pegadas de dinossauros, com especial atenção para as pegadas existentes nos arenitos de Navaho e Entrada, nos Estados Unidos.

Sandra Jasinoski expôs a sua experiência em escavações de dinossauros em Alberta (Canadá), onde têm sido recolhidos espécimes espectaculares, com destaque para uma jazida com mais de uma dúzia de Albertosaurus, um “primo” do Tyrannosaurus, o que sugere que os tiranossauros viviam em grupos sociais.

Os oradores vieram a Portugal colaborar com o museu lourinhanense no estudo, recolha e preparação dos fósseis da Lourinhã. Em resposta ao convite feito pelo Museu da Lourinhã, o s oradores falaram dos seus trabalhos científicos mais recentes no domínio da Paleontologia de Vertebrados.

O 6º Mini-Simpósio de Paleontologia no Museu da Lourinhã, dedicado a pterossauros e dinossauros, foi previsto para o dia 29 de Agosto, segunda-feira, pelas 18 horas.

PROGRAMA:

5º MINI-SIMPÓSIO DE PALEONTOLOGIA NO MUSEU DA LOURINHÃ: DINOSSAUROS E OUTROS VERTEBRADOS.

22 de Agosto, pelas 18h00 na Sala de Paleontologia do Museu da Lourinhã.

Matt Williams Museu de Bath, Reino Unido

“Charles Moore and the Victorian Vertebrates”.

Jesper Milàn – Instituto Geológico de Copenhaga, Dinamarca.

“Hunting dinosaurs in the fossil desert”.

Sandra Jasinoski – Departamento de Ciências da Terra, Universidade de Bristol,

Reino Unido.

“Digging dinosaurs  in Alberta, Canada”.

Anteriores "Mini-Simpósios de Paleontologia no Museu da Lourinhã"

• 4º Mini-Simpósio (Julho 2005): Répteis marinhos da era dos dinossauros reúne paleontólogos no Museu da Lourinhã: Mike Polcyn (Early evolution and biogeography of mosasaurs), Anne Schulp (Mosasaurs from Maastricht, Monsters from the Late Cretaceous seas),  Octávio Mateus (Mosassauros e outros fósseis de Angola)
  • 3º Mini-Simpósio (Janeiro 2005): Vertebrados Fósseis Africanos: Louis Jacobs (Dinosaurs of Africa), Anne Schulp (Fossil Vertebrates in Oman), Mike Polcyn (Fossils of 'Ein Yabrud, Israel), Aart Walen (Expeditions in Tanzania, South Africa and Ziwbabwe)
  • 2º Mini-Simpósio (2004):  Remmert Schouten (Thecodontosaurus), Jesper Milan (pegadas de dinossauros), Ricardo Araújo (preparação de fósseis), Octávio Mateus (terópodes de Portugal)